Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Quinta-feira, 19.01.12

A cassete dos velhotes

Hoje fui assistir a uma defesa de dissertação de mestrado. Acho que para além da pessoa ficar informada com um só injectável, é divertido.

A parte de ficar informada com um injectável diz respeito ao facto do candidato apresentar em 15 minutos a trabalheira que teve durante dois anos o que parece um pouco ingrato (eu própria sei porque passei por isso). A verdade é que é muito interessante, em apenas 15 minutos, ficarmos com o "sumo" do trabalho de um amigo e sabermos que o que ele disse contribui para a construção do conhecimento científico (foi mesmo o caso!) e que as pessoas ainda se dão ao trabalho de, mesmo não ganhando mais um tostão e queimando as pestanas todas, contribuir para o conhecimento dele, da asssitência e da comunidade científica.

A parte divertida é o jurí. Normalmente senhores muito entradotes, com cabelos brancos e óculos para lá de graduados que o laser recusaria tirar-lhes o protagonismo. Gente um pouco intimidatória de fato e gravata que está os primeiros dez minutos a dizer "Antes de mais, gostaria de felicitar os elementos do jurí com quem partilho esta mesa, o grande amigo Exmo Doutor não-sei-das-quantas com quem trabalhei não-sei-onde....e é com enorme prazer que à minha esquerda tenho do Exmo Sr Doutor pardais-ao-ninho por quem nutro grande admiração e a quem manifesto o meu maior apreço...." and so on and so on e com estes louvores são queimados os primeiros 15 minutos terminando diringindo-se ao candidato "espero que as provas decorram confome planeado"...pfff...como se com aquela cambada de nervos fosse tal coisa possível.

Depois da apresentação e da bela discussão onde o arguente demonstra que realmente leu o relatório porque diz "gostaria que comentasse a citação da seguinte página..." Nesta altura a assistência arregala os olhos e espanta-se por aquele senhor idoso ter realmente demonstrado que, pelo menos aquela página, ele leu.

Depois vem novamente a parte divertida onde no final,o senhor presidente da mesa (que não leu a tese na sua maioria dos casos) passa novamente a cassete do "Exmo Doutor tal, gostaria apenas de o felicitar pela sua excelente arguência e dar-lhe os parabéns pela forma como lhe assenta o seu maravilhoso fato e na frescura com que conseguiu manter o seu hálito e felicitá-lo por nos banhar com a luz da sua sapiência ...não é bem mas pouco falta...é nesta parte que, como diz a outra senhora, "fico vesga de tanto revirar os olhos" e acabo por sorrir.

Depois convidam as pessoas a sair da sala para supostamente deliberarem a nota que já está mais que dada e discutida e finalmente entramos todos feitos parvinhos para ouvir a parte final da cassete: "É com grande prazer que lhe transmito que as suas provas (nunca percebi porque é que dizem provas e não prova porque só se fez uma dissertação e não duas) foram classificadas com tal valores" e toda gente bate palmas hehe  

 

Acho que isto é um bocado uma cena à gato fedorento, tipo isto e por isso até poderia haver uma cassete ou um pequeno video dos senhores idosos (como nos aviões os videos de segurança) e passavam e pronto. Afinal, os elementos são todos entradotes, amigos, companheiros de guerra e são todos maravilhosos, fazem coisas excelentes e têm sempre prazer em partilhar a mesa do jurí. Nunca é aborrecido, uma seca, nunca cheiram a mofo ou são chatos e picuinhas na arguência. Um primor.

 

 

Dedicado ao meu amigo L. que hoje tirou 19 valores. Tungas,  vai buscar!

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por oturnodanoite às 19:56


4 comentários

De Luis Reis a 20.01.2012 às 18:50

Ana Luisa, muito obrigado por esta tua divertida homenagem!
É claro que a minha apresentação foi bem mais enfadonha que este texto, com o qual dei umas belas gargalhadas!

Precisamos de pessoas como tu, que exalem sapiência, mas que ao mesmo tempo nos façam sorrir!
Um Beijo grande!
Luis Reis

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031