Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Terça-feira, 24.01.12

Analepse: Cruzeiro Ilhas Gregas

 

Ah poisé!! Também tive a experiência de um cruzeiro nas ilhas gregas. Felizmente não fui no Costa Concordia :) O perigo não estaria no barco (parece-me) mas no comandante que gosta de miudas novas :)

 

Há muito que gostava de ter a experiência de um cruzeiro e foi no ano passado que a coisa se deu. O barco saiu de Veneza e pertence à companhia Norwegian Cruise Line que é Americana. Como tal, o barco ia cheio de americanas algumas das quais tão maquilhadas que parecia que iam fazer um show burlesco no jacuzzi do último piso.

Muito se diz sobre estas experiências: "que nem se sente que se vai num barco" (sobretudo se for grande, e este, era o caso pois tinha 14 andares), que a "comida é sempre a mesma coisa", que lá dentro é "tudo incluído" e coiso e tal. Digo isto porque leio muitos comentários antes de fazer uma viagenzinha..

Antes de mais aconselho a, antes de comprarem a viagem, verem se compensa fazê-lo num site português ou pior, num agência hehe. É que nós comprámos no site americano e o preço da viagem era o mesmo valor em dolares e em euros pelo que, comprando no site americano pagámos em dolares e ficou mais em conta. They can not enganate us.

Depois pensem no camarote. Se têm por hábito dormir de olhos fechados talvez não compense vender o corpo e ir num camarote com varanda. É giro, eu sei. Se houver dinheiro para tudo ainda melhor mas se tiverem que estabelecer prioridades verão que ver as vistas 5 minutos da janela minúscula do quarto não compensa o dobro do preço na viagem.

Voltando ao outro assunto...o barco abana. É um barco e por isso caso sejam sensíveis ao enjôo levem drunfos pra tomar. As lojas dos barcos têm drunfos e, ao contrário do que se diz, os preços eram aceitáveis para um barco. Ainda assim, sou uma mulher tão prevenida que levo cortisona injectável para o caso de ter uma reacção alérgica hehe...mas isto sou eu :)

O barco saiu de Veneza. Ao contrário do que pensei inicialmente não compensava de todo ir numa low cost. Cada vez acho mais que as low cost compensam em muito poucas ocasiões (mas em algumas sim).

Outra pequena questão: o tudo incluído. É gio sim senhora mas não é verdade. Há dois restaurantes onde se pode comer e A COMIDA E ÁGUA são incluídas mas outras bebidas e os outros 13 restaurantes do barco, são pagos. No barco não faltam estratégias para impingir produtos desde cobrarem balúrdios por fotografias até preços estupidamente absurdos pelas excursões que se podem muito bem, fazer sem a ajuda deles desde que haja um mínimo de planeamento.

Atenção aos tempos no barco: de embarque, saida do barco, deslocações às povoações e regresso ao barco com tempo. O Sr comandante apesar de poder estar momentaneamente distraído com uma louraça não espera pelos passageiros.

Continuando, esta viagenzinha parava em Corfu, Santorini, Mykonos e Katakolon.

Corfu: cidade simpática, forte bonito, muito artesanato e comida barata e típica. Vale a pena visitar a parte nova e velha da cidade.

Santorini: muitos já conhecem as imagens da ilha pelo que não é preciso dizer. Subimos de burro (a descer ele podia empinar no abismo e isso deixava-me  nervosa) e descemos de teleférico (pra fotos no teleférico é sempre melhor a descer que a subir, acho eu).  Alugámos carro entre 4 pessoas e valeu a pena. Alugam à hora e com o a ilha é pequena deu para conhecer Oía e ainda tomar uma banhoca nas praias da ilha, muito bom.

Mykonos: bonita ilha mas sem nada de transcendente. Vale a pena alugar um veículo (o nosso foi uma moto 4) para ir a uma das praias mais afastadas da cidade. Paradise beach é para nudistas mas vale a pena (mas? porque é que eu escrevi "mas"?). Dica: depilação tá?  Só naquela de encontrar algum famoso que ande por lá...afinal, esta é a ilha dos famosos e ninguém quer cruzar-se com o Brad sem a devida virilha bem cavada ;)

Katakolon: ninguém conhecia o nome pelo que achámos que era uma ilha artificial com lojas da Norwegian Cruise Line para nos impingirem coisas. Não é. É mesmo uma localidade pequena, um porto, de onde se pode apanhar autocarro ou comboio para visitar o local onde aconteceram os primeiros jogos olímpicos. Dica: autocarro mais rápido e mais em conta, levem muita água e protector e se der, aluguem guia no local porque senão ficamos a olhar para um monte de calhaus e a tentar inutilmente imaginar a cena.

 

Mais uma coisa: em Veneza Sta Luzia os preços do alojamento são elevados e as condições fracas. Aconselho aos mais audazes a ficarem em Veneza Mestre que fica a 10 minutos de comboio. Tenho dito.

Há, o taxi para o porto de onde saem os barcos cruzeiro não compensa. Transportes públicos como o vaporetto funcionam bem :)

Conluindo pode-se dizer que a experiência é gira. O mais fixe é acordar cada dia num porto diferente e ir à aventura. A comida é muito boa e variada, as pessoas do barco simpáticas (os Filipinos, portanto) e o entretenimento bastante bom. Coisas más? A pressão das horas que requer saídas cedo do barco para se aproveitar, as pessoas marcarem as espreguiçadeiras na piscina durante 5 horas sem lá estarem (irrita-me tanto que merece um post) e as tentativas de impingir despesas com bebidas, excursões ou fotografias mas no geral, é uma óptima experiência.

 

Dica final: escolham um cruzeiro "Freestyle cruising" que é para irem comer à hora que quiserem e partilharem a mesa com quem desejam levando vestida a roupa com que se sentem confortáveis. Se depois de ter pago um cruzeiro tivessem que me impingir vestido de noite, comer às 19h30 todos os dias e partilhar a mesa com duas velhotas a cheirar a naftalina, não ia. Prontosss. Tenho dito. O próximo só se for no Báltico ou Alaska. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por oturnodanoite às 16:36


2 comentários

De ana a 25.01.2012 às 17:53

heia!!! um verdadeiro guia! :)
deu para sonhar um bocadinho.
obrigada :)

De Yellowhite Cat a 25.01.2012 às 19:22

Eu já fiz um cruzeiro e também poderia deixar aqui umas dicas ... mas acho que as tuas são suficientes :P

só discordo de ti num ponto ... é efectivamente maravilhoso acordar cada dia num porto diferente ... e ter uma pequena janela para ver onde chegámos. Passei algum tempo a olhar para o mar da minha janela :P

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031